sábado, 1 de novembro de 2014

Halloween

Para dizer a verdade, não possuo uma boa opinião formada a respeito desta data "comemorativa". Sei pouco acerca da sua verdadeira origem ou mesmo o que realmente significa, como é óbvio.
Ao que parece, a palavra Halloween tem origem em All Hallows' eve ou All Saints' eve, ou seja, é um dia dedicado a relembrar os mortos, incluindo santos e mártires. Ou pelo menos, assim diz a Wikipédia. Mais coisa menos coisa.
Entretanto, depois existem imensas teorias de que as barreiras entre este mundo e o próximo estarão mais frágeis neste tão aclamado dia, ou noite, e vários encantamentos, invocações e coisas do género surgiram por conta dessa fragilidade e que nessa noite, as pessoas no geral, trancavam-se em casa e usavam máscaras e colocavam esculturas nas portas para afastar os demónios. Parece-me uma teoria bastante interessante. E depois, alguém pegou nesta tradição, que alguém haveria de ter, e resolveu comercializar, e o que deveria afastar demónios e manter as pessoas seguras em casa, tornou-se numa outra data comemorativa e apelativa ao consumismo. Para além de colocar milhões de crianças na rua, totalmente desprotegidas do que quer que seja que se tentavam proteger antigamente.
Um dia, procuro todas as lendas que deram origem a esta data e faço um estudo mesmo aprofundado sobre o assunto, porque é algo que para além de intrigante, acho extremamente interessante. Entretanto, fica aqui mais uma critica à nossa sociedade consumista e desinformada. (Para além de céptica claro, mas isso... é outra história, cada um acredita no que a sua mente consegue).
De qualquer das formas, acho que todos se deveriam pelo menos lembrar que este, quer dia 31 quer dia 1, é um dia em que devemos prestar respeito a quem já partiu e recordar que todos nós teremos a nossa hora, mais cedo ou mais tarde.

Até.

Sem comentários:

Enviar um comentário