terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Trabalhador despedido devido a posts no facebook

Pela primeira vez no nosso país, um tribunal aceitou que um trabalhador fosse despedido com justa causa por publicar criticas em relação à sua empresa e aos seus superiores.
O trabalhador de 42 anos alega que as publicações foram feitas num grupo secreto, grupo este com 140 membros, todos funcionários ou ex-funcionários da sua empresa. Nestas publicações chegou mesmo a chamar os seus colegas de "analfabetos", "imbecis" aos delatores e publicou imagens de palhaços para retratar os seus superiores.

Este caso tem pano para mangas e ainda sobra para fazer um vestido para a filha do alfaiate. Em primeiro lugar, um grupo no facebook com 140 pessoas é tudo menos secreto, independentemente da sua definição, penso que era uma questão de tempo até que uma informação deste género vazasse e se expandisse. Mas mesmo considerando um grupo limitado e teoricamente secreto, a dita condenação seria relativamente simples de se decidir, pois se um trabalhador caluniasse os seus superiores ou mesmo colegas verbalmente (e apenas dissesse isso a um numero limitado de pessoas), não seria ele despedido com justa causa?? Poderia até não ser, se não existissem provas, portanto este caso é até irrevogável se considerarmos que há provas escritas.
Agora pensemos num momento o lado do arguido, que no máximo poderia alegar liberdade de expressão ou algo do género, a nossa liberdade termina onde começa a dos outros, mas mesmo assim somos livre de fazer ou dizer o que nos apetecer, mas sem nunca esquecer de que temos de lidar com as consequências depois.
Agora deixo-vos um pensamento a todos. Por mais secreto que seja um grupo no facebook, não se esqueçam de que o facebook é uma ferramenta de lazer e socialização, portanto, mais tarde ou mais cedo, não há nada que não se possa saber, nem que seja por um mero acaso de alguém que sofra "facejacking" de um amigo, portanto, não digam nada de que não querem mesmo que se saiba!

Até.

(PS caso queiram saber mais sobre a noticia aqui fica o link)

Sem comentários:

Enviar um comentário